terça-feira, 23 de novembro de 2010

Office Business Application: Um importante aliado da eficiência operacional das organizações e sua relação com a tecnologia da informação.




OBA !!! Não, não se trata de uma festa, ou comemoração, trata-se de um “novo conceito antigo” que traduz a necessidade crescente dos usuários por um ambiente de aplicações integradas, que diminua ao menos um pouco a quantidade de ícones dos seus abarrotados computadores.


Não seria mais fácil, se parte dos aplicativos da empresa estivessem integrados à ferramentas do uso diário? Pois bem, este artigo abordará as soluções Office Business Application. Além de uma “brilhante” estratégia mercadológica, as soluções OBA podem representar um novo universo de soluções empresarias.


Vivemos um momento empresarial onde a busca por performance, indicadores, informação é constante, neste contexto, as áreas de tecnologia (TI) vão produzindo e/ou adquirindo mais e mais sistemas, numa vã tentativa de suprir esta insaciável demanda. Nesta busca, alguns aspectos importantes, principalmente os relacionados à letra “I” do acrônimo “TI”, são esquecidos, e então, como trilhos do trem sem manutenção, vamos desalinhar.


Pensando nisso, as soluções OBA podem ser um bom auxiliar neste processo, principalmente no que tange as soluções gerenciais de suporte à decisão.


Mas então, que diabos são soluções OBA?


São aplicativos integrados aos ambientes do Microsoft Office que são “embarcados” na estrutura interna do Microsoft Office criando novas barras de ferramentas, funções e funcionalidades adicionais específicas ou suplementares, alinhadas às necessidades dos usuários. Vamos a um exemplo: um usuário de nível gerencial precisa de um ambiente integrado para analisar informações, uma solução OBA poderia ser criada para este usuário criando uma nova barra com relatórios, consultas, gráficos, indicadores dinâmicos, etc., tudo isto utilizando-se de todo conjunto de funções já disponíveis no próprio Microsoft Excel e unido-as as novas funcionalidades do negócio. Como podem perceber trata-se de um “prato cheio” para a inovação.


Neste artigo não pretendo enveredar pelos aspectos técnicos deste modelo, todavia, é preciso deixar claro uma citação “novo conceito antigo”.


Inevitavelmente, os programadores que já enveredaram pelos árduos caminhos do VBA – Visual Basic Application logo pensarão: Mas isso já era possível! E alguns até dirão: eu já fazia isso há muitos anos atrás! Pois bem, vamos com calma. As novas versões do Visual Studio, principal plataforma de desenvolvimento da Microsoft trouxeram uma enriquecedora novidade, as soluções Office, nestas, temos um conjunto complexo de modelos que permitem a programação Office em diversos níveis, desde aplicações propriamente embarcadas, até modelos de documentos, rotinas, etc., tudo isso usufruindo do mesmo potencial de integração e poder de programação utilizada nos diversos outros modelos de aplicações disponíveis no Visual Studio. NET, portanto, trata-se de um ambiente rico e pronto para suprir necessidades que vão desde a programação de fato, até a distribuição de versões controladas pelo padrão de distribuição ClickOnce.


Alcançar meios para maior produtividade operacional, reduzindo a resistência e influenciando os usuários para melhor utilização das soluções, deve estar presente no conjunto de prioridades de qualquer projeto de software, neste contexto, penso que as soluções Office Business Application, proporcionam benefícios em dois aspectos concomitantes, maior agilidade no atendimento a requisitos específicos do negócio e redução do esforço de programação necessário para alcançar tal objetivo.


Ainda há muito que se falar sobre a influência das plataformas OBA no cenário das organizações, e naturalmente, não era objetivo deste artigo esgotar o tema, acredito que um volume seria mais apropriado, quem sabe! Mas de fato, o objetivo foi apresentar um pouco desta importante plataforma tecnológica e seu potencial no contexto organizacional. Resumindo tudo em uma simples palavra, trata-se de inovação. Ironicamente, há quem diga que a inovação em TI se faz quando conseguimos unir o maior numero de siglas em um mesmo projeto, portanto, está lançado o desafio, pois as soluções Office Business Application, poderão estar presentes em conceitos como SOA, Business Intelligence, BPM, e por ai vai. Deste modo, mãos à obra, há um longo caminho a ser percorrido no que tange a unificação destes conceitos e plataformas tecnológicas, mas a trilha, apesar de densa e nebulosa, leva a um ambiente onde a eficiência operacional se faz de modo natural, perpassa os aspectos técnicos e operacionais centrando-se nos objetivos do negócio e extraindo o melhor das empresas com transparência, controle, gestão e o principal fator crítico de sucesso de toda organização, a informação.


Pense nisso!



Abraço a todos,



Edson Motta, PMP®, ITIL®, MBA
Consultor Sênior, Especialista Gestão da Informação,
Analista Business Intelligence, Integrações ETL,
Gerente de Projetos PMP, BPM Consultant,
ITIL Certificate.
edson.motta@sphera-ti.com.br
www.sphera-ti.com.br



Outros Contatos.
http://www.linkedin.com/in/edsonmotta

Nenhum comentário: